O laboratório é todo este espaço com meios, equipamentos e pratos necessários à execução das atividades científicas e de investigação. Ou seja, é um local onde podem ser realizadas experiências e pesquisas, pois está perfeitamente equipado para atender às solicitações e necessidades do grupo científico.

O fato de a atividade científica poder ser realizada dentro dele é que a principal característica dos laboratórios é que as condições ambientais sejam controladas, o que permite repetição e confiabilidade.

Portanto, os laboratórios são locais onde a temperatura, pressão, partículas de poeira, umidade, luz, etc. são bem controlados e controlados. Além disso, cumprem rígidas normas de segurança que garantem que nenhum agente externo possa alterar as condições dos experimentos. Assim, a precisão dos resultados obtidos é garantida.

Os laboratórios se concentram no avanço da ciência. Sem eles, todas as teorias formuladas não poderiam ser confirmadas ou refutadas. Eles funcionam, portanto, como um elo entre a ciência pura e a sociedade, pois deles decorrem todas as aplicações que a ciência tem em nossas vidas.

Atualmente, existe um grande número de doenças que apresentam manifestações semelhantes ou diferentes e, em alguns casos, não apresentam sintomas. Para determinar corretamente a doença, a experiência e as qualificações do médico assistente não são suficientes, são necessários métodos de exame adicionais, que são realizados no laboratório médico.

Uma ampla gama de métodos laboratoriais ajuda a detectar alterações patológicas que ocorrem no corpo humano mesmo nos estágios iniciais da doença. Assim, o médico assistente poderá ter um quadro completo do estado de seu paciente, acompanhar a dinâmica da doença e prescrever o tratamento que trará maior efeito.

No laboratório médico, são realizados os seguintes tipos de tarefas:

  • busca de novas formas de estudar biomateriais,
  • estabelecimento de diagnóstico,
  • avaliação da eficácia do tratamento,
  • controle do curso da doença, etc.

O diagnóstico laboratorial é um campo médico importante, sem o qual agora é difícil imaginar o trabalho de um médico. Permite fazer o diagnóstico correto, selecionar os métodos de tratamento necessários, com base nos dados obtidos nas análises. Há um grande número de seções nesta área, incluindo citologia, microbiologia, hematologia e outras. Vale a pena notar que é o diagnóstico considerado uma das indústrias de mais rápido crescimento na medicina moderna.

Laboratório de alta qualidade

A pesquisa só pode ser prescrita pelo médico assistente. Diante dos sintomas, idade, sexo e especificidade da doença, ele determinará quais materiais biológicos precisam ser examinados. O paciente pode ser solicitado a fornecer os seguintes tipos de material: urina, sangue, escarro, esfregaços, etc. Em seguida, os especialistas os enviam para análise o mais rápido possível.

O serviço mais popular no laboratório é a amostragem de sangue. Todo mundo já experimentou esse processo. Com o auxílio dessa análise, é possível identificar sinais de doenças que muitas vezes ocorrem sem nenhum sintoma. Os estudos de laboratório fornecem aos profissionais de saúde mais de 80% das informações que influenciam o diagnóstico e o tratamento.

Quais são os principais tipos de laboratórios?

Que uma disciplina ganhe a categoria “científica” se deve ao fato de que, além da medida, ela aplica o método científico. Ou seja, você deve basear seu progresso em observações, hipóteses e experimentos para refutar ou confirmar hipóteses. No que diz respeito aos experimentos, os laboratórios, como vimos, são essenciais.

Portanto, cada ciência terá um tipo de laboratório adaptado à sua natureza e necessidades. A seguir, veremos quais são os 13 principais tipos de laboratórios.

Laboratório clínico

Os laboratórios clínicos, geralmente localizados dentro dos próprios hospitais, são vitais para os avanços no estudo, diagnóstico e tratamento de doenças. Portanto, são um elemento fundamental para a preservação da saúde da população.

Nestes laboratórios são analisadas diversas amostras biológicas: sangue, tecidos, urina, fezes, exsudatos, etc., a fim de recolher conhecimentos de outras disciplinas para além da medicina: microbiologia, hematologia, imunologia… Todas elas nos permitem fornecer o conhecimento necessário para identificar novas patologias e métodos de combatê-las

Portanto, os principais serviços oferecidos pelo laboratório clínico são:

  • Confirme o diagnóstico anterior
  • Descubra novas doenças
  • Identificar fatores de risco para uma determinada doença
  • Acompanhe seu tratamento

Laboratório biológico

Um laboratório biológico também trabalha com amostras biológicas, mas não deve focar exclusivamente em aplicações médicas, pois a origem dessas amostras pode ser de qualquer tipo de ser vivo.

Ao analisar amostras de origem biológica desde o nível celular (como as células dos organismos vivos) até o nível sistêmico (por exemplo, como os órgãos de um ser vivo são organizados), os laboratórios biológicos visam determinar a estrutura dos seres vivos, descobrir do que são feitos e como esses componentes estão relacionados entre si.

Alguns dos tipos mais comuns de laboratórios biológicos são:

  • Laboratório de Microbiologia: Está equipado com ferramentas e equipamentos necessários para estudar a natureza de bactérias, vírus e fungos; ou seja, seres vivos microscópicos.
  • Laboratório de Biologia Molecular: Focalizam os menores componentes da biologia, ou seja, estudos relacionados a proteínas, lipídios, estruturas celulares, etc.
  • Laboratório de genética: Este tipo de laboratório biológico utiliza equipamentos que permitem o estudo dos genes e do ADN, que tem aplicações tanto na área da saúde (identificação de doenças hereditárias) como na criação de árvores genealógicas.

Laboratório químico

Um laboratório químico é aquele em que você trabalha com compostos, misturas ou elementos de natureza química. Não são amostras de origem biológica.

Nesses laboratórios, as propriedades dos produtos químicos são estudadas por meio de experimentos que confirmam teorias. Assim, são analisadas as propriedades químicas de várias substâncias: pontos de ebulição e congelamento, densidade, radioatividade, pH, poder calorífico, solubilidade, etc.

Deve-se notar que, devido à potencial toxicidade de muitos dos compostos com os quais trabalhamos, normas de segurança muito rígidas devem ser seguidas em laboratórios químicos.

Laboratório metrológico

Um laboratório de metrologia é um laboratório destinado à calibração de todos aqueles equipamentos que, devido à sua utilização em diversas indústrias, devem estar perfeitamente regulados e funcionar de acordo com as normas e padrões de qualidade.

Assim, os laboratórios de metrologia são essenciais para aquelas indústrias (alimentícia, farmacêutica, automotiva, etc.) onde utilizam equipamentos e ferramentas que precisam ser calibrados periodicamente para garantir sua eficiência e segurança.

Nesses laboratórios são calibrados equipamentos como balanças, termômetros, turbinas, fontes de tensão, fornos, micrômetros, etc.

Laboratório de qualidade da água

Os laboratórios de qualidade da água desempenham um papel importante na garantia da saúde pública. Eles se concentram na amostragem de água de diferentes origens para confirmar se ela atende aos requisitos químicos (que a água está livre de toxinas) e biológicos (que não há crescimento de patógenos). Em caso de inconsistência, ditam que a água é imprópria para consumo.

Os laboratórios de teste de água geralmente estão localizados perto de instalações de tratamento de água potável e/ou águas residuais.